Lagoa do Ouro

20210203163600959874u
PRAÇA DA CONCEIÇÃO (3)
PRIMEIRA IGREJA DO MUNICÍPIO DE LAGOA DO OURO CONSTRUÍDA EM IGAPÓ

História

Lagoa do Ouro é um município brasileiro no estado de Pernambuco que antes era conhecida como Vila Isaura, foi fundada em Dezembro de 1902, pelo Capitão da guarda nacional Amador José Monteiro, que a frente dos moradores desta região apresentou um manifesto ao Conselho Municipal da cidade de Correntes, município ao qual pertencia.

O conselho reuniu-se no dia 09 de fevereiro de 1902, aprovou e deliberou o funcionamento da 1ª feira, que teve início no mês de janeiro de 1903, passando nesta época a Vila com o nome de “IGATAUÁ” até o ano de 1961.

O nome “Lagoa do Ouro” deve-se a lenda que em uma lagoa próxima à localidade, foram encontradas pepitas de ouro em terras pertencentes ao Sr. João Alves da Silva, e que por isso passou a ser conhecido como João do Ouro, e com a criação do povoado denominaram de Lagoa do Ouro.

A cidade surgiu devido a fertilidade de suas terras conhecidas nesta região, daí foi o povo se agrupando e construindo suas casas e casebres, com o fim de permanecerem explorando o cultivo de cereais e a criação de gado e caprino.

A igreja mais antiga é a de Nossa Senhora Mãe dos Homens, construída na Fazenda Lagoa do Emídio, hoje Vila de Igapó, 1º distrido do município.

A igreja Matriz, foi construída no ano de 1902 à 1903, em terreno doado por Francisco da Silva, sendo reconstruída e ampliada e ampliada no ano de 1923 à 1925, e novamente reformada reformada em 2001. 

Bandeira

O criador da Bandeira de Lagoa do Ouro foi o Dr. Valderedo Veras.

Hino de Lagoa do Ouro

Lagoa do Ouro risonha

Terra dos meus sonhos

Sensacional.

Vives no meu coração

És a minha ilusão

És o meu torrão Natal.

És meu pavilhão varonil

Terra do meu Brasil

Pernambuco adorado.

És a estrela do norte

És a mais bela

És a mais forte

Do meu querido estado.

 

 

Refrão

Cidade maravilhosa

Terra gloriosa

És a estrela que brilha no azul

És o Cruzeiro do Sul!

Turismo

Lagoa do Ouro é rica em cultura e história, com paisagens deslumbrantes com traços históricos criados pela própria natureza. É uma cidade pequena localizada em Pernambuco, a 260km de Recife-PE e a 139km de Maceió-AL, uma cidade tranquila, com um povo acolhedor que carrega no coração um amor por seu lugar, uma terra cheia de riquezas naturais, um potencial turístico com lugares incríveis como as construções históricas, a Serra do Pedro e a Reserva Biológica de Pedra Talhada que proporcionam uma imersão com a natureza e paisagens de tirar o fôlego.

 

Serra do Pedro

Um dos cartões postais do município é a Serra do Pedro que tem uma vista encantadora, um local de muitas histórias e de grande religiosidade.

No alto da serra podemos encontrar a capela de São Pedro, construída através da devoção de um homem e motivada por uma promessa alcançada da cura do município.

A Serra do Pedro é um misto de sitio Geoturístico e parque de ecoturismo com uma vasta área de vales, encostas, caatinga e matas. Suas formações geológicas, da era mesoproterozoica,datam de 1.600 a 1.000 milhões de anos,onde sua maior elevação registra-se 817 metros de altitude. É um lugar realmente encantador, vale a pena ser visitado.