Lagoa do Ouro



História
Lagoa do Ouro é um município brasileiro no estado de Pernambuco que antes era conhecida como Vila Isaura, foi fundada em Dezembro de 1902, pelo Capitão da guarda nacional Amador José Monteiro, que a frente dos moradores desta região apresentou um manifesto ao Conselho Municipal da cidade de Correntes, município ao qual pertencia.
O conselho reuniu-se no dia 09 de fevereiro de 1902, aprovou e deliberou o funcionamento da 1ª feira, que teve início no mês de janeiro de 1903, passando nesta época a Vila com o nome de “IGATAUÁ” até o ano de 1961.
O nome “Lagoa do Ouro” deve-se a lenda que em uma lagoa próxima à localidade, foram encontradas pepitas de ouro em terras pertencentes ao Sr. João Alves da Silva, e que por isso passou a ser conhecido como João do Ouro, e com a criação do povoado denominaram de Lagoa do Ouro.
A cidade surgiu devido a fertilidade de suas terras conhecidas nesta região, daí foi o povo se agrupando e construindo suas casas e casebres, com o fim de permanecerem explorando o cultivo de cereais e a criação de gado e caprino.
A igreja mais antiga é a de Nossa Senhora Mãe dos Homens, construída na Fazenda Lagoa do Emídio, hoje Vila de Igapó, 1º distrido do município.
A igreja Matriz, foi construída no ano de 1902 à 1903, em terreno doado por Francisco da Silva, sendo reconstruída e ampliada e ampliada no ano de 1923 à 1925, e novamente reformada reformada em 2001.

Hino de Lagoa do Ouro
Lagoa do Ouro risonha
Terra dos meus sonhos
Sensacional.
Vives no meu coração
És a minha ilusão
És o meu torrão Natal.
És meu pavilhão varonil
Terra do meu Brasil
Pernambuco adorado.
És a estrela do norte
És a mais bela
És a mais forte
Do meu querido estado.
Refrão
Cidade maravilhosa
Terra gloriosa
És a estrela que brilha no azul
És o Cruzeiro do Sul!
Turismo
Lagoa do Ouro é rica em cultura e história, com paisagens deslumbrantes com traços históricos criados pela própria natureza. É uma cidade pequena localizada em Pernambuco, a 260km de Recife-PE e a 139km de Maceió-AL, uma cidade tranquila, com um povo acolhedor que carrega no coração um amor por seu lugar, uma terra cheia de riquezas naturais, um potencial turístico com lugares incríveis como as construções históricas, a Serra do Pedro e a Reserva Biológica de Pedra Talhada que proporcionam uma imersão com a natureza e paisagens de tirar o fôlego.
Serra do Pedro
Um dos cartões postais do município é a Serra do Pedro que tem uma vista encantadora, um local de muitas histórias e de grande religiosidade.
No alto da serra podemos encontrar a capela de São Pedro, construída através da devoção de um homem e motivada por uma promessa alcançada da cura do município.
A Serra do Pedro é um misto de sitio Geoturístico e parque de ecoturismo com uma vasta área de vales, encostas, caatinga e matas. Suas formações geológicas, da era mesoproterozoica,datam de 1.600 a 1.000 milhões de anos,onde sua maior elevação registra-se 817 metros de altitude. É um lugar realmente encantador, vale a pena ser visitado.
